Robô autônomo móvel e a automatização da logística interna da indústria
skip to Main Content

Robô autônomo móvel e a automatização da logística interna da indústria

Robôs Estão Aqui

Com a chegada da quarta revolução industrial, empresas de todos os tamanhos estão procurando maneiras de automatizar seus processos para aumentar sua competitividade, sempre cuidando da segurança de seus funcionários. Um dos grandes desafios na automação de processos de fabricação é o transporte de materiais e paletes que ainda são feitos por pessoas, empilhadeiras e sistemas inflexíveis, como veículos automatizados guiados (AGV, por sua sigla em inglês) e transportadores. Os robôs móveis autônomos (AMR, por sua sigla em inglês) vêm mudando esse paradigma, oferecendo uma plataforma avançada e flexível que se ajusta às demandas nos processos de manufatura para manter a competitividade e reduzir os custos.

Veja os principais benefícios do uso de AMR:

Alta flexibilidade nos processos de produção

Os robôs móveis autônomos permitem otimizar, customizar e flexibilizar as demandas de produção que hoje são desafiadas pela constante inovação. Essas, tem como resultado a tendência de oferecer produtos personalizados e trazê-los para o mercado mais rapidamente. Como parte de uma solução 4.0 e da Internet das Coisas, os AMRs fornecem uma solução logística sob demanda. Assim, proporcionando benefícios e economia no gerenciamento de estoques e tempos de produção.

A flexibilidade do AMR permite que eles se adaptem rapidamente às mudanças de ambientes de produção sem altos custos. Em comparação com transportadores e AGV, bem como às diferentes tarefas onde as prateleiras podem ser integradas. Essas, com bandas para transferência de material ou ganchos para arrastar carros por exemplo.

Redução dos prazos de entrega

Robôs móveis autônomos são capazes de calcular a melhor rota do ponto A ao ponto B e, se encontrarem um obstáculo, podem por exemplo recalcular ou notificar a obstrução, garantindo que as entregas de material sejam realizadas no tempo estimado, evitando paradas na produção.

Diminuindo os custos de dimensionamento

Ao contrário de outras tecnologias, como o AGV e os transportadores, que têm custos crescentes de escalonamento, os robôs móveis são uma alternativa fácil de escalonar com custos acessíveis à medida que o número de robôs aumenta. Os AMRs são adaptados à infraestrutura que cada empresa possui e uma vez que você tenha algumas unidades instaladas, o crescimento da frota requer um investimento mínimo na infraestrutura, amortizando o investimento inicial na expansão.

Realocação de recursos em tarefas valiosas

Ao implantar robôs para processos de logística, as empresas podem realocar recursos humanos em tarefas que geram mais valor. Isso, enquanto os robôs são responsáveis pelas tarefas repetitivas da cadeia de suprimentos. Um robô autônomo pode trabalhar entre 12 e 15 horas sem descanso, aumentando a produtividade.

Segurança para funcionários no ambiente de trabalho

Os AMRs são colaborativos e podem trabalhar com pessoas sem restringir a área por segurança. Assim, os robôs evitarão obstáculos, incluindo pessoas, parando completamente se você chegar muito perto. Sendo uma alternativa para empilhadeiras, estivadores e caminhões, as empresas reduzem por exemplo o risco de acidentes e lesões devido a colisões ou descuidos. Então, graças à sua interface intuitiva e fácil de usar, ele permite que os funcionários forneçam a eles uma ferramenta para aprender e assumir o controle do robô, sem exigir conhecimento especializado.

Segundo informações de IT Forum 365

Já conhece a NHS? Com 30 anos de atuação, a NHS é líder de mercado na Região Sul do Brasil. A empresa está entre os três fabricantes preferidos pelo mercado de automação nas categorias de nobreaks, atingindo altos índices de satisfação de clientes. Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top