Instalação do Java:

Para rodar o software de configuração NHS, é necessário utilizar a versão jre-7u7 ou mais nova, disponível no endereço www.java.com.

Durante a instalação, verifique o local, pois será necessário para instalação do driver serial.

Como é um software desenvolvido em Java, funciona em qualquer plataforma onde o Java esteja disponível. No Linux é necessário rodar o software como super usuário para garantir o acesso a serial física.

Instalação do driver serial versão 2.1.7:

Mesmo quando o usuário utiliza a interface USB, deve ser instalado o driver serial, pois a USB trabalha como uma serial virtual. É necessário a instalação do driver para permitir que o Java acesse as portas físicas.

Instalação no Windows. O diretório \java é onde está instalado o Java, podendo variar de nome:
  1. Copiar arquivo "\rxtx-2.1-7-bins-r2\RXTXcomm.jar" para \java\jre\lib\ext;
  2. Copiar arquivo "\rxtx-2.1-7-bins-r2\Windows\i368-mingw32\rxtxSerial.dll" para \java\jre\bin;
Instalação no Linux. Deve ser feita como super usuário. O diretório /jre geralmente fica em /jvm/java, mas pode variar de caminho ou nome:
  1. Copiar arquivo "/rxtx-2.1-7-bins-r2/RXTXcomm.jar" para /jre/lib/ext;
  2. Copiar arquivo "/rxtx-2.1-7-bins-r2/Linux/i686-unknown-linux-gnu/librxtxSerial.so" de para /jre/lib/i386;

Configuração da serial:

  1. No Windows, basta conectar o cabo serial ou USB e identificar o número da porta, como em qualquer aplicação serial. Se for USB, o "Driver NHS USB", disponível em "www.nhs.com.br" deve utilizado também.
  2. No Linux é necessário mapear a porta para que o Java consiga acessar. O procedimento deve ser feito como super usuário:
    1. Se for interface USB, executar o comando "lsusb", para verificar se a USB com "ID 0925:1241 Lakeview Research" está presente. Se estiver, a conexão está correta.

      No diretório /dev confirmar se a porta conectada é a ttyACM0. Se sim, executar o comando "ln -s ttyACM0 ttyS32", onde o Java enxergará a USB como ttyS32. Se o software for usado rotineiramente, pode ser configurado na inicilização do Linux para sempre executar esse comando.

    2. Se for interface serial, basta identificar o número da porta. Sendo tty0, por exemplo, o Java enxergará como ttyS0.

Rodando o software:

Agora é possível rodar o software. Basta executar o arquivo QuadCom.jar como super usuário e conectar na porta escolhida.

Caso uma tela, semelhante a abaixo não apareça, provavelmente a instalação do driver rxtx não foi bem sucedida.

Nesse caso, o software deve ser executado através do comando "java -jar QuadCom.jar" através do terminal, tanto no Windows quanto no Linux. Então deve ser observado se aparece a mensagem "Native lib Version = RXTX-2.1-7" e "Java lib Version = RXTX-2.1-7".

Se aparecer corretamente, verifique se a instalação do Java está correta. Se não aparecer a mensagem, reinstale o driver rxtx vovamente, observando o caminho correto do Java.