skip to Main Content

Programa de Reciclagem da NHS. Aqui a preservação do Planeta também é nobreak.

Reciclagem NHS

A empresa também disponibiliza treinamentos para manter a sua equipe atualizada com eventuais mudanças nas leis de reciclagem

 

Em 2010, o governo brasileiro criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa política incentiva a implementação de ações que possam estimular e apoiar os gestores públicos a organizarem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Pensando nisso, a NHS contratou empresas parceiras e organizou o seu PGRS. Segundo a técnica de segurança do trabalho da NHS, Fernanda Cabral, o programa realiza o controle total da separação e destinação dos resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação dos produtos.

Entre as empresas contratadas está a Lógica Reciclagem, que realiza a coleta de madeira às segundas e quintas e os recicláveis (papel, papelão, metal e plástico) às terças e sextas. Além dela, também existe a Transresíduos, que coleta resíduos contaminados, como latas de verniz.

Os outros parceiros do PGRS são a Tamarana Tecnologia Ambiental, que recolhe as baterias descartadas e a Recicla, responsável pelo descarte dos materiais eletrônicos. Essa parceria e sua brilhante campanha em prol do meio ambiente fizeram com que a NHS ganhasse, em 2016, o Prêmio Recicla E-Waste Brasil de 1º lugar em logística reversa.

 

 

Para auxiliar em todo esse processo de descarte, a NHS também conta com uma equipe de limpeza, que realiza a coleta, todos os dias, dos resíduos já descartados corretamente nas lixeiras identificadas e espalhadas por toda a fábrica. Fernanda ainda conta que essa equipe encaminha todo o “lixo” para a central de resíduos da empresa, onde todo o material fica identificado e guardado até a coleta chegar.

 

 

A técnica em segurança do trabalho ainda explica que “a NHS possui todos os laudos atmosféricos que comprovam que as emissões de poluentes estão dentro dos padrões adequados em lei”. A verificação é feita com o auxílio da Latam, empresa responsável pela emissão dos laudos atmosféricos.

Fernanda Cabral ressalta a importância do processo de coleta e da separação de resíduos realizados pela empresa. “A educação ambiental é um processo formativo dentro da NHS, que tem como finalidade despertar a preocupação dos colaboradores em relação ao meio ambiente”, completa. Por isso, a NHS disponibiliza treinamentos anuais, durante os quais os colaboradores são instruídos a fazer a segregação de resíduos, de forma a se manterem atualizados para eventuais mudanças nas normas de separação de resíduos.

“A partir da Educação Ambiental são construídos valores sociais, atitudes e competências voltadas para a conservação da natureza. Ressaltamos que implantar projetos de redução de resíduos não é visto apenas como algo exigido, mas relevante para os negócios, meio ambiente e para a sociedade”, destaca Fernanda.

 

Fernanda Cabral na central de distribuição de resíduos

 

O PGRS é aprovado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente para demonstrar os cuidados da empresa com o meio ambiente. Além disso, busca garantir a segurança nos processos produtivos, reduzir as consequências para a saúde pública e o desequilíbrio da fauna e da flora.

 

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Em 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi escolhida para coincidir com a Conferência das Nações Unidas (ONU) de 1972, com o intuito de evidenciar para a população os problemas ambientais e mudar o modo de preservar os recursos naturais.

Após a conferência, várias políticas foram instauradas pelos países em busca da redução do impacto causado pelas empresas e instituições ao meio ambiente. Entre elas estão o aumento de projetos de reciclagem e o cuidado com o desperdício de água.

 Vale lembrar que os itens devem passar por um processo de enxágue antes de irem para o processo de reciclagem.

Quer saber mais sobre o PGRS e as ações ambientais da NHS? Entre em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top