skip to Main Content

Crianças e eletricidade: todo cuidado é pouco

Criancas E Eletricidade Todo Cuidado E Pouco

Dia das Crianças é tempo de passar bons momentos com os pequenos e relembrar com eles a importância da espontaneidade, do riso solto e da inocência. E de render gratidão por podermos acompanhar seu desenvolvimento e crescimento.

Para que sempre seja um motivo de alegria estar com as crianças, é preciso que os pais fiquem atentos aos perigos que existem dentro da própria casa. De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), a maior parte dos acidentes com crianças de até cinco anos de idade acontece no ambiente doméstico. São tomadas sem proteção, fios desencapados e benjamins (Ts). Eles geralmente ficam ao alcance da curiosidade e, o pior, de suas mãos ávidas por desvendar o mundo. Ao contrário dos adultos, as crianças não sabem a diferença entre a segurança e o perigo.

A prevenção sempre é o melhor caminho. Por isso, desde cedo é preciso explicar a eles sobre os riscos da eletricidade. Os especialistas afirmam que com um ano de idade a criança já é capaz de entender que não é certo colocar o dedo na tomada. Mas isso não é suficiente para que ela não tente mesmo assim. Por volta dos quatro e cinco anos, a criança então já tem o discernimento entre o certo e o errado. Ainda assim, cabe aos pais prestar a orientação.

Além disso, os pais precisam garantir um ambiente seguro.

  • Evitar deixar os brinquedos perto de tomadas é uma das medidas.
  • Instalar os protetores de plástico na tomada, evitando que a criança tome choque, é outro cuidado valioso.
  • É importante ressaltar que um choque em um bebê pode causar até parada cardíaca. É melhor redobrar o cuidado e nunca deixar a criança sem vigilância constante dos pais ou cuidadores.

E, como temos cada vez mais dispositivos eletrônicos em casa, é preciso ficar atento aos fios desencapados, que apresenta possibilidade de choque.

Além disso, outra atenção dos pais é na ocorrência de tempestade. É recomendável ter equipamento de proteção para evitar possíveis acidentes relacionados à rede elétrica. Exemplo disso é a instalação do dispositivo DR (Diferencial Residual). Esse equipamento protege pessoas contra os efeitos do choque elétrico, desligando o circuito imediatamente caso seja detectada fuga de corrente.

Nós, da NHS, desejamos um Feliz Dia das Crianças para todos vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top