Blog

Home Blog Servidor empresarial: descubra se o seu negócio precisa de um

Servidor empresarial: descubra se o seu negócio precisa de um

A decisão de implementar um servidor empresarial em seu negócio depende de vários fatores. Entre os principais, temos: o tamanho de sua empresa, a complexidade de suas operações de TI e suas necessidades específicas.

Dia após dia, a tecnologia e a inovação têm conquistado um papel cada vez mais importante dentro dos negócios e saber a hora certa de investir em uma pode fazer toda a diferença para o seu futuro.

Porém, tudo isso deve ser feito com planejamento para conseguir obter os resultados desejados.

Para ajudar você a entender se o seu negócio precisa de um servidor neste momento, separamos algumas considerações importantes. Confira!

A hora certa de investir em um servidor empresarial

Antes de entender em quais casos você precisa de um servidor, é preciso entender exatamente o que ele faz e os benefícios que oferece.

Um servidor é um computador dedicado a fornecer serviços, recursos e dados para outros dispositivos ou usuários em uma rede.

Sua grande tarefa é centralizar e gerenciar operações de TI, como armazenamento e compartilhamento de dados, hospedagem de aplicativos, backup e recuperação de dados e oferecer segurança para toda a rede.

Estão entre os principais benefícios:

  • Armazenamento centralizado de dados;
  • Colaboração eficiente entre toda a equipe;
  • Backup;
  • Controle de acesso e segurança;
  • Gerenciamento centralizado;
  • Maior confiabilidade;
  • Compartilhamento de recursos;
  • Segurança avançada.

Sem dúvidas, esse é um equipamento fundamental para as empresas se organizarem melhor digitalmente. Mas também é importante dizer que essa é uma estrutura complexa e nem todos os tipos de negócios precisam de uma.

A seguir, vamos te contar alguns fatores relevantes para decidir entre investir ou não em um servidor empresarial.

Motivos que vão te ajudar a identificar a necessidade de um servidor empresarial

Entender, estudar e planejar os investimentos do seu negócio são passos fundamentais para que eles tenham sucesso. Preparamos uma lista com alguns dos principais pontos a serem considerados acerca dos servidores empresariais:

Tamanho da empresa: Empresas com vários setores e equipes podem se beneficiar com um servidor para integrar informações. Isso ocorre principalmente em empresas de médio e grande porte.

Armazenamento e compartilhamento de dados: Se o seu negócio precisa armazenar e compartilhar grandes quantidades de dados entre diferentes funcionários ou departamentos, o ideal é ter um servidor que dê base a essas operações.

Segurança: Proteja os seus dados com recursos de segurança avançados, como firewalls, criptografia e controle de acesso.

Backup e recuperação de dados: backup para proteger seus dados empresariais de perda ou corrupção.

Projeção de crescimento: Se o seu negócio está planejando crescer no futuro e espera um aumento no volume de dados e operações de TI, um servidor empresarial pode ser uma opção escalável que pode facilitar o crescimento do seu negócio.

Com tantos benefícios, é preciso garantir que os servidores também estejam sempre funcionando com máxima eficiência. Para isso, você pode contar com os nobreaks NHS.

Nós temos uma linha desenvolvida especialmente para racks de TI, oferecendo proteção, segurança e backup de energia para que o seu servidor não sofra com instabilidades de energia e o seu negócio esteja ainda mais seguro. Acesse www.nhs.com.br/linhas-de-produtos-nhs/racks/ e conheça todas as nossas soluções para proteger o seu negócio.

Outras notícias relacionadas

NHS 2024