Blog

Home Blog NHS Quad Híbrido é instalado em fazenda produtora de açaí

NHS Quad Híbrido é instalado em fazenda produtora de açaí

Pioneira na produção de açaí na Região Centro-Oeste, a Fazenda Bonança, localizada em zona rural próxima à cidade satélite de Sobradinho, em Brasília/DF, se antecipou aos riscos inerentes ao seu negócio e decidiu investir em uma tecnologia que usa energia solar de maneira autônoma: o NHS QUAD Híbrido. O equipamento, que é o único produzido no Brasil, foi instalado pela C&T Estação Solar – um dos parceiros integradores da NHS.

Como a energia é fundamental para manter o açaí na temperatura ideal de armazenamento, problemas com quedas ou oscilações de energia causam grandes perdas financeiras para os produtores. “Os negócios que dependem da energia não podem ficar reféns das concessionárias e precisam buscar alternativas que garantam que o trabalho não pare”, afirma o diretor comercial e marketing da NHS, Fabio Moro.

A energia solar depende da energia elétrica para funcionar isso quando falamos na modalidade on grid, mas o Quad é tanto on grid quanto off grid, ou seja, ele injeta energia na rede elétrica e ainda conta com um backup de baterias para o armazenamento de energia solar. “Por se tratar de um sistema inteligente, o QUAD utiliza a energia solar para suprir as necessidades de energia elétrica do local e o excedente é armazenado em banco de baterias ou volta para a rede de distribuição gerando créditos que são revertidos em descontos na fatura de energia”, explica Moro.

Os proprietários da Fazenda Bonança, Jairon Honório Cardoso e Agnes Ashiuchi Cardoso testemunharam que o sistema de backup está funcionando de acordo com a expectativa deles. “Desligamos o disjuntor do padrão de entrada à noite e a fazenda apagou toda, ficando a casa da sede acesa onde está o maquinário da produção e os freezers de estoque do açaí. A troca da energia foi quase imperceptível. Para quem vive numa área rural isolada, o sistema de backup automático faz uma grande diferença na segurança e na qualidade de vida”, conta o proprietário.

Além das cargas essenciais da residência e sua iluminação externa, o sistema solar foi instalado para alimentar as cargas que mantêm a conservação da produção de açaí. “Instalamos as baterias no banco, o conectamos no QUAD, fizemos as extensões de rede necessárias para as conexões das cargas essenciais e internet, colocamos o inversor na monitoração e testamos o funcionamento do sistema, que apresentou um desempenho excelente e conforme o projetado”, disse Miguel Cleto, engenheiro responsável da C&T Estação Solar.

Para o projeto da Fazenda Bonança, foi escolhido um kit com um Inversor QUAD 5kW com 10 módulos 545 AMERISOLAR, totalizando um sistema de 5,45kWp operando com 20 baterias estacionárias de 12V totalizando 240V para uma autonomia de 14h para as cargas essenciais.

O Quad foi desenvolvido e produzido no Brasil, e possui assistência técnica nacional. Assim, o pós-venda é rápido e o cliente tem a garantia de uma das maiores e mais tradicionais empresas do segmento. Além disso, a NHS possui um time de engenheiros próprios que ajudam e oferecem suporte no dimensionamento dos projetos.

Para saber mais sobre o NHS QUAD Híbrido acesse nosso site ou entre em contato conosco pelo WhatsApp (41) 2141-9201.

Outras notícias relacionadas

NHS 2024