Pesquisar
Close this search box.

Blog

Home Blog Conheça os diferentes tipos de redes elétricas: monofásica, bifásica e trifásica

Conheça os diferentes tipos de redes elétricas: monofásica, bifásica e trifásica

Conheça os diferentes tipos de redes elétricas: monofásica, bifásica e trifásica

Atualmente, no sistema elétrico brasileiro, existem três tipos de redes elétricas: monofásicas, bifásicas e trifásicas.

Cada uma delas tem suas próprias características e aplicações para garantir que o fornecimento de energia seja feito de forma adequada nos mais diversos casos.

No conteúdo de hoje, vamos apresentar alguns dos principais fatores a respeito dos tipos de rede e algumas indicações de uso para cada uma delas.

Redes elétricas disponíveis no Brasil

A rede que fornece energia elétrica para uma casa não pode ser a mesma que abastece uma indústria, por exemplo. Essa é uma ótima forma de resumir o motivo e a necessidade de existirem diferentes tipos de redes elétricas.

A potência precisa ser levada em consideração, as demandas diárias e também todo o espaço para instalação. Além disso, também exige um planejamento financeiro adequado, pois cada tipo de rede precisa de componentes próprios, com valores que variam.

A seguir, vamos conhecer quais são os tipos usados no sistema elétrico brasileiro:

Rede monofásica

A rede monofásica é a mais simples e comum das três, sendo geralmente a opção escolhida para o uso em residências e pequenos comércios. Nessa rede, a energia elétrica é transmitida por dois condutores, um fase e um neutro.

A tensão da rede monofásica no Brasil é de 127 V ou 220 V, com corrente elétrica que flui em um único sentido. Ela tem uma baixa potência e um baixo custo de instalação.

Rede bifásica

A rede bifásica é transmitida por dois condutores fases e um condutor neutro. A tensão da rede bifásica no Brasil é de 220 V, com corrente elétrica que flui em dois sentidos.

Ela é muito parecida com a monofásica, porém se diferencia na prática por ter uma potência um pouco maior, o que permite a conexão de aparelhos elétricos de maior potência.

Rede trifásica

A rede trifásica é utilizada em indústrias, comércios e grandes empreendimentos que possuem uma alta demanda energética.

Nessa rede, a energia elétrica é transmitida por 4 condutores: três fases e um neutro. A tensão da rede trifásica no Brasil é de 220 V ou 380 V, com corrente elétrica que flui em três sentidos.

O seu principal diferencial prático é ter uma potência muito maior do que a monofásica e a bifásica, o que permite a conexão de grandes equipamentos e máquinas.

Para garantir que todos os tipos de rede funcionem corretamente, é necessário que um profissional capacitado faça a instalação da rede elétrica de acordo com as normas e regulamentos técnicos.

Uso de nobreaks em diferentes redes elétricas

Como existem diferentes tipos de redes elétricas, é preciso contar com aparelhos que se adaptem a elas para funcionar corretamente. Isso vale para diversos equipamentos eletrônicos e, claro, para os nobreaks.

Para garantir a total proteção dos seus equipamentos essenciais contra instabilidades da rede, uma energia de qualidade e carga extra para casos de quedas, o uso de um nobreak é fundamental.

Na hora de garantir o seu, conte com a qualidade e experiência da NHS. Em nosso portfólio você encontra opções monofásicas, bifásicas e trifásicas.

Clique aqui e conheça todas as nossas soluções.

Outras notícias relacionadas