Blog

Home Blog Como aumentar a vida útil de um nobreak?

Como aumentar a vida útil de um nobreak?

Confira como deixar o seu nobreak funcionando bem por mais tempo, aumentando a sua durabilidade e vida útil.

Convenhamos: quando passamos a ter um nobreak em nossa casa ou negócio, sabemos o quanto ele é importante. Mas você sabe para que serve?

As funções do nobreak são: regular a voltagem e a pureza da energia elétrica que chega até ele e vai para os aparelhos e; fornecer energia aos equipamentos durante um certo tempo em caso de queda da eletricidade.

A maioria dos nobreaks mantém ligados os aparelhos por 15 minutos. Isso garante que trabalhos possam ser concluídos ou que servidores não sejam danificados por conta de um desligamento abrupto.

Porém, como qualquer equipamento elétrico, o nobreak necessita de alguns cuidados para garantir o seu funcionamento, e melhor, aumentar a sua vida útil. Confira algumas dicas que preparamos para você.

Cuidados com a limpeza externa

Mantenha a parte externa do nobreak sempre limpa. Os miniventiladores ou ventoinhas, responsáveis pela refrigeração interna, podem puxar a poeira e, assim, diminuir a vida útil do equipamento.

Onde colocar o nobreak

A temperatura ideal para o nobreak funcionar bem é de 25 °C. Para isso, os miniventiladores trabalham para empurrar o ar quente para fora e puxar ar refrigerado para dentro. Por isso, é preciso escolher corretamente onde colocar o nobreak.

A temperatura do local precisa ser considerada. Dê preferência a espaços climatizados com ar-condicionado para que a troca de ar interna seja eficiente.

Outro fator importante é a limpeza. Além de manter limpo por fora, o ambiente também precisa sem a presença de sujeira para não entrar pó e comprometer a durabilidade do nobreak.

O nobreak também precisa de espaço entorno dele, no mínimo 10 centímetros, para que o ar circule com liberdade e não superaqueça o equipamento, evitando a diminuição do tempo de vida útil.

Manutenção constante

Igual qualquer equipamento, o nobreak precisa de manutenção para verificar se tudo funciona corretamente.

Durante esse procedimento, é feita no nobreak:

  • A limpeza externa e interna;
  • A inspeção de todas as placas e componentes eletrônicos;
  • A verificação se há algum ponto de aquecimento;
  • A verificação da bateria e dos seus carregadores;
  • O teste dos miniventiladores;
  • A calibração do equipamento.

Com isso, a durabilidade do nobreak se torna ainda maior.

A saúde da bateria

A bateria é crucial para o funcionamento do nobreak. Sua vida útil é entorno de três a cinco anos. Mas tem como identificar se ela não está funcionando corretamente. Conheça alguns sinais:

  • O Nobreak desliga em menos de 1 minuto quando a energia cai;
  • Fica emitindo muitos alertas sonoros;
  • A luz de funcionamento fica amarela.

Dica importante: não deixe o Nobreak desconectado da energia elétrica por mais de 90 dias. A bateria nele perde a carga mesmo não sendo utilizada. Com isso, descargas profundas podem danificar ou reduzir a vida útil dela. Por isso, sempre mantenha seu nobreak com a bateria carregada.

Escolha seu Nobreak NHS

Agora que você já conhece algumas formas de aumentar a durabilidade do nobreak, acesse o nosso site e encontre equipamento ideal para as necessidades de seus aparelhos.

Para saber mais sobre as nossas soluções, conferir dicas e conhecer mais sobre a NHS, não perca os próximos conteúdos aqui do nosso blog ou das nossas redes sociais.

Facebook – https://www.facebook.com/NHS.Energia.do.Seu.Jeito/ 

Instagram – https://www.instagram.com/NHSEnergiadoSeuJeito/

Outras notícias relacionadas

NHS 2024