Blog

Home Blog 3 tendências para o mercado de energia

3 tendências para o mercado de energia

O mercado de energia está em constante evolução, seja por causa do desenvolvimento de novas tecnologias, pela busca por solução para problemas como o aumento das tarifas ou por novas necessidades, já que a energia tem se tornado cada vez mais indispensável para diversos tipos de atividades.

Com um cenário tão aquecido, é claro que sempre temos muitas novidades. No conteúdo de hoje vamos conhecer algumas delas e entender melhor o futuro do mercado energético no Brasil e no mundo.

Confira!

Digitalização e automação

“Digitalização” e “automação” são palavras que estão atreladas a diversos setores. E é claro que elas também não poderiam deixar de marcar presença no mercado de energia.

Nesse contexto, elas dizem respeito a processos de geração, distribuição e consumo.

Com a utilização de tecnologias avançadas, como a Internet das Coisas (IoT), análise de dados e a inteligência artificial, é possível monitorar e controlar a geração e distribuição de energia de forma mais eficiente e segura.

Além disso, a digitalização e automação permitem a criação de sistemas mais flexíveis e inteligentes, que se adaptam mais rapidamente às variações de demanda que podemos ter no dia a dia.

Essa combinação de fatores irá permitir uma evolução acelerada para o setor de energia nos próximos anos.

Armazenamento de energia

O armazenamento de energia é outra tendência que tem ganhado destaque no mercado.

Com o aumento da geração de energia renovável, é necessário garantir que ela possa ser usada mesmo quando não houver sol ou vento suficiente para gerá-la.

Nesse sentido, as tecnologias de armazenamento de energia, como as baterias, têm se mostrado cada vez mais importantes.

Elas permitem armazenar o excesso de energia produzido durante os períodos de maior geração e utilizá-lo quando houver uma demanda maior.

Energias renováveis

Se falamos de armazenamento de energia, é claro que também precisamos falar sobre as energias renováveis. A busca por fontes de energia limpa está entre as tendências do mercado de energia há alguns anos.

A crescente preocupação com o meio ambiente e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa têm impulsionado a geração de energia a partir de fontes renováveis, como a energia solar.

Além disso, a redução do custo das tecnologias de geração de energia renovável tem tornado essas fontes cada vez mais competitivas em relação às fontes tradicionais, como o carvão e o petróleo.

Por falar em energia solar, a NHS conta com soluções completas para você utilizar esse tipo de energia e todos os benefícios que ela oferece. Acesse o site da nossa unidade de negócios NHS Solar para conferir.

Outras notícias relacionadas